A Homeopatia na cafeicultura, benefícios sem limites.

A Homeorgânica na produção de água de coco orgânica
1 de julho de 2015

Eng. Agrônomo Francisco L. A. Câmara

 

  • A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor – uma posição mantida nos últimos 150 anos. Em 2015foram produzidas 50 milhões de sacas,totalizando 3  milhões de toneladas. No mesmo ano cerca de 70% da produção foi de Coffea  arábica e em 2016 apenas 4,26% do café exportado foi do C.  robusta. O Brasil é também o maior exportador mundial, comparque cafeeiro estimado em 2,22 milhões de hectares. São cerca de 290 mil produtores, predominando mini e pequenos, em aproximadamente 1.900 municípios que, fazendo parte de associações e cooperativas, distribuem-se em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Com dimensões continentais, o país possui uma variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes que permitem a produção de uma ampla gama de tipos e qualidades de café.

A evolução da cafeicultura brasileira demonstra a importância dos trabalhos de pesquisa nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, segurança alimentar, otimização do sistema produtivo, manejo integrado de pragas e doenças, irrigação, zoneamento climático, colheita e pós-colheita, aperfeiçoamento de processos e desenvolvimento de equipamentos. Entre as principais tecnologias desenvolvidas ,destacam-se:

Desenvolvimento de 31 cvs. de alta produtividade e resistência às principais pragas e doenças; Sequenciamento do genoma café; Biofábricas; Sistema de produção de café irrigado; Adubação fosfatada; Poda programa do café Conilon; Sistema para Limpeza de Águas Residuárias (SLAR); Tecnologias para preparo, secagem e armazenamento; Geotecnologias; Alerta Geadas; Programa Café Seguro; Programa Treino e visita.

 

Com relação à fitossanidade, listam-se a seguir os principais problemas encontrados na cafeicultura brasileira em termos de pragas e nematóides.

  • Broca-do-café – Hypothenemus hampei
  • Bicho-mineiro – Leucoptera coffeella
  • Cigarras (7 espécies)
  • Cochonilhas (5 espécies)
  • Lagarta desfolhadora – Eacles imperialismagnífica
  • Ácaro-branco – Polyphagotarsonemuslatus
  • Ácaro-da-leprose – Brevipalpus phoenicis
  • Ácaro-vermelho-do-cafeeiro – Oligonychusilicis
  • Nematóides das galhas – MeloidogynecoffeicolaM. paranaensisM. incógnita, M. goeldii, M. exigua
  • Nematóides das lesões – Pratylenchuscoffea

Quanto às doenças, temos a ferrugem, cercospora, phoma e ascochyta, além da mancha aureolada.

Tratamentos

Todos os problemas fitossanitários são amplamente estudados e na maioria dos casos apresentam-se várias medidas de controle com produtos alopáticos da indústria química.

Todavia, com o objetivo de atender aos pequenos produtores familiares (que padecem de problemas financeiros) bem como aos produtores que praticam a cafeicultura em sistemas orgânicos, mais  e praticadas. Elas apresentam algumas características em comum, como origem natural, menor ou nula contaminação do ambiente, fácil aquisição, preparo na propriedade, atoxicidade ou menor perigo aos ecossistemas, etc.

Entre  elas  podemos  mencionar  controle  biológico , nim e  santa bárbara, extrato pirolenhoso, extrato  de alho, fermentado de soro com vegetais, manipueira, permanganato de K + cal, solarização, timbó, pimenta do reino, alho, sabão, primavera, calda bordalesa, calda sulfocálcica, armadilhas e iscas (luminosa, cor e feromônios), além da Homeopatia.

Homeopatia

Na Homeopatia, principal objeto da Homeorgânica, há duas vertentes: os medicamentos baseados na Matéria Médica Homeopática de HAHNEMANN, e os nosódios, ou Isopatias, baseados no uso do próprio organismo que se deseja controlar.

O histórico do uso de Homeopatia em cultivo e produção de café vem de longa data, especialmente no controle de pragas e doenças, mas também com objetivo de descontaminação de solos e águas, de incrementar a saúde e vigor das plantas, de potencializar o efeito de fertilizantes e corretivos, entre outros.

As imagens apresentadas e nossa experiência de mais de 23 anos em Homeopatia, confirmam e atestam os efeitos da Homeopatia na cafeicultura com base em diversos trabalhos já efetivados pela equipe da Homeorgânica em várias situações e localidades com grandes resultados.

Projetos em Homeopatia Agrícola

Nossa experiência coloca-se à disposição de quantos queiram conduzir um cultivo de café em bases sustentáveis, sem adubos químicos e sem venenos, propiciando, assim, um sistema mais racional e natural, capaz de produzir café, ou qualquer alimento mais saudável, sem contaminação, com sabor extraordinário e com as mesmas, ou melhores, características de qualidade dos denominados alimentos obtidos em sistemas convencionais.

Também oferecemos outros serviços como:

  • Conversão de sistemas convencionais em orgânicos,

  • Cursos, palestras

  • Capacitação em Homeopatia,

  • Acompanhamento técnico de agropecuária e orientação para certificação orgânica.

Mais informações pelo Contato: (19) 36723333   (19)993034043.

irineu@homeorganica.com.br

Dr Francisco em inspeção para identificação de possíveis problemas.

Cafe em maturação

Dr Irineu em inspeção para repertorização homeopática