Login
RSS Feed

Controle homeopático do Pulgão nas brássicas (brócolis, couve flor e couve)

O Sítio A Boa Terra elaborou um informativo dedicado à nossa empresa e que foi distribuido aos seus representantes e consumidores de cestas orgânicas nas cidades de: São Paulo (capital), Grande São Paulo: Guarulhos, Osasco, Cotia e ABC, Jundiaí, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Bertioga, Campinas, Ribeirão Preto, Interior: Americana, Casa Branca, Holambra, Itapira, Itobi, Mogi-Mirim, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Santa Cruz das Palmeiras , Sorocaba, Vargem Grande do Sul , Tambaú.

O informativo semanal “ Vida Saudável ” destaca como começou a Homeorgânica e o mais recente resultado alcançado no controle do   ” pulgão das couves

Joop Stoltenborg, proprietátio da empresa juntamente com sua esposa, Tini Schoenmaker, sempre nos apoiaram  e hoje, com apenas 2 anos de existência e 25 anos de incubação a Homeorgânica já se mostra altamente promissora no controle de pragas e indutores de vitalidade e sanidade pelo método homeopático em diversos tipos de cultivos e empresas em diversos estados do nosso Brasil. Através deste post, agradecemos o nosso sucesso à pessoas como eles que nos deram a oportunidade de mostrar os resultados da homeopatia na agricultura em grandes áreas de cultivo e nosso grande orgulho é que atendemos quem tem apenas uma plantinha doente ou áreas com 200 hectares ou mais de milho.

Vida Saudável

Produção Orgânica

Homeopatia para eliminar pulgão

Por: Joop Stoltenborg

A homeopatia pode ser um bom aliado na produção orgânica. Vale a pena testá-la e existe até uma empresa voltada para homeopatia na agricultura.

Anos atrás organizamos no Sítio um curso com Dr. Francisco L. Câmara, que ensinou os participantes como fazer um nosódio, quer dizer um remédio para controlar pragas feito com o inseto ou doença que você quer eliminar. O inseto é esmagado e misturado com glicerina e essa mistura diluída com álcool é dinamizada, ou seja chacoalhada 100 vezes.     Depois disso, diluída de novo em 1% e de novo dinamizada. Isso se repete várias vezes dependendo da praga ou doença. Conheço o sistema há muitos anos desde uma visita a uma fazenda de leite orgânico em Uberaba.
Depois Dr. Francisco fez um trabalho no sítio com formigas, em que as formigas desapareceram em 3 semanas. Em um dos cursos do Dr. Chico, participou um farmacêutico e homeopata Irineu Fernando Patrezi que se mostrou entendido no assunto e tem uma farmácia homeopática em Sta. Cruz das Palmeiras. Ele usou a homeopatia em várias pragas na chácara dele com sucesso. O sistema dele era até então baseado no Hahnemann usando minerais e plantas como base. Dr. Francisco usa a praga como base para preparar o assim chamado nosódio dinamizado. Os dois decidiram começar uma nova empresa chamada Homeorgânica, voltada para a agricultura. O nome do site é www.homeorganica.com.br.
Com o novo sistema de juntar os pensamentos do Hahnemann e dos que usam o sistema de nosódio, a nova dupla começou a trabalhar em várias empresas e também para nós no Sítio A Boa Terra. Primeiro combatendo a nova praga ácaro da erinose que atacou nossos pés de lichia. No tratamento podamos todos os galhos doentes para depois começar a aplicar os preparados homeopáticos feitos no laboratório do Irineu. Ainda é cedo para tirar conclusões.
Um outro tratamento foi usado para o combate de pulgões nas brássicas como brócolis, couve-flor e couve. Esses insetos atacam sempre nos meses de agosto e setembro quando não chove e o ar fica com umidade baixa. Começa com um casal e em pouco tempo as folhas ficam cobertas com milhares deles. Aplicamos um preparado feito com os próprios pulgões e de fato os insetos começaram a cair, limpando as folhas. Como foi percebido tardiamente, as plantas sofreram muito e não serviram mais para comercialização. O importante é fazer inspeção das plantas 2 a 3 vezes por semana para aplicar os produtos homeopáticos desde cedo para não dar chance de a praga se propagar demais. Mas que o produto teve um bom efeito e muito mais do que qualquer outro produto, foi a grande surpresa.

A matéria orinal pode ser lida no site:

http://www.aboaterra.com.br/artigos.php

Aproveite também e leia outras matérias interessantes.


Sobre Irineu F. Patrezi

Farmacêutico Bioquímico pós-graduado em Homeopatia. Título de especialista TEMA em produção de medicamentos magistrais com 23 anos de atuação no setor farmacêutico.
Tags: , , , , , .
  • Trackbacks
  • Comentários
  • Teresinha
    17 de dezembro de 2013

    Digite seu comentário…

  • Teresinha
    17 de dezembro de 2013

    Acima está faltando a quantidade dos produtos utilizados para fazer o nosódio no combate ao pulgão na folha de couve. Fala também em diluir 1% mas não diz em que. Gostaria de fazer para evitar inseticida,pois consumo crua como salada e suco,Obrigada.Teresinha.

  • Sem trackbacks

Replicar

*