Casos

 
Os procedimentos usuais para controle de formigas cortadeiras com homeopatia, foram inicialmente executados nos anos 90; todavia, o primeiro trabalho formal fez parte de um projeto de Cooperação Técnico-Científica entre o Brasil e a Guiana, no qual objetivava-se o controle ecológico de formigas (lá, denominadas “acoushi ants”), que estavam em total desequilíbrio com o ambiente onde se cultivava mandioca e outras espécies de exploração econômica. Confira abaixo algumas experiências em tratamentos de desequilíbrios naturais com Homeopatia Orgânica:
 
 

Guiana

Havia uma demanda do Ministério da Agricultura daquele país para que o controle fosse não-químico, e de preferência que não exterminasse as formigas, mas apenas as controlasse, dentro do princípio de que todas as “pragas” são, na verdade, sinais de que o ambiente está desequilibrado. Até hoje são enviadas mensagens dos técnicos extensionistas do governo atestando que, onde foram aplicados os medicamentos, não houve reinfestação.

Sitio a Boa Terra – Itobi -SP

Controle ecológico de formigas cortadeiras, comentário de Joop Stoltemberg, administrador da Fazenda.

“Mais ou menos 20 dias depois da última aplicação do medicamento controle formigas cortadeiras, as mesmas sumiram completamente e não voltaram mais. Impressionante!”.

Fazenda Takaoka – Iaras – SP

Controle de insetos e Doenças em 34 hectares de fruteiras orgânicas, pêssego, nectarina, ameixa, atemóia, goiaba, palmeira-real-da-austrália e acerola. Desenvolvimento de medicamentos para o controle de mosca das frutas, pulgões, minadores de folhas, larvas de ponteiros, formigas cortadeiras, antracnose, mildio, oídio e alternária, dentre outros.

Petrolina-PE

Controle de formigas cortadeiras na área de uvas orgânicas das fazendas do Carrefour. Formigas quen-quen, cupins em mourões de estaqueamento, ácaros, percevejos, larvas de ponteiros e vaquinha (Diabrotica speciosa) foram equilibradas promovendo a saúde natural das videiras.

Em vários assentamentos do Estado de São Paulo, assim como em algumas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, também se faz o controle de formigas a partir de cursos e palestras ministradas por nós. O convite para palestras e mini-cursos em vários congressos, como de Olericultura, Agroecologia e de Botânica, difundindo os procedimentos para uso da homeopatia no controle de insetos e doenças, são experiências mais recentes que nos levam a acreditar que esta técnica será, em um futuro breve, um divisor de águas no tratamento de doenças e controle de pragas no campo.