Medicamento Homeopático composto por Nosódio + Hanemaniano.
É indicado para tratamento preventivo e curativo ao ataque das Cigarras.
A proliferação e ataque das cigarras nos cafezais são decorrente do efeito de grandes desmatamentos, que vem causando ausência de espécies hospedeiras arbóreas, diminuição de fungos parasitas das ninfas que se desenvolvem na matéria orgânica já com teor reduzido no solo da região e escassez dos inimigos naturais como tatus e pássaros.
O processo de ataque aos cafeeiros é iniciado quando as fêmeas depositam os ovos nos troncos das plantas, ocorrendo eclosão com penetração das ninfas no solo, que se fixam às raízes do cafeeiro para introdução do seu estilete e sucção da seiva da planta, podendo este ataque ter uma duração prolongada de até cinco anos.
A planta de café é sensível aos danos com 30 ninfas de espécies maiores e 60 ninfas de espécies menores, cujos sintomas visíveis na época seca debilitam sua parte aérea com clorose e deficiência nutricional nas folhas, seca na extremidade de ramos, desfolha e queda precoce de flores e frutos, ocasionando redução na produção e até a morte da planta.
As aplicações serao feitas no final do inverno e inicio da primavera, causa um desequilibrio na fase larval e estas emergem do solo mais sedo desequilibrando o seu cilclo reprodutivo.
Dose: seguir tabela orientativa, aplicar no solo na vazão de 300 litros por hectare.
A Homeopatia na Agricultura busca o equilíbrio dos seres vivos, entre os quais estão todas as plantas. O método utiliza doses adequadamente potencializadas e reduzidas para controlar as doenças ou pragas no campo.